Para quem não gosta ou não quer acordar de madrugada para assistir a Fórmula 1, o FIA GT1, campeonato mundial de carros GT da FIA, é uma ótima opção para o final de semana. A disputa se aproxima do fim, faltando apenas três etapas para o encerramento da temporada 2010. A categoria, que tem como aperitivo a Fórmula Superliga, estará no novíssimo autódromo tilkiano de Navarra, Espanha. Alguns dos principais carros esportivos do mundo vão percorrer o circuito de 3.933 m nos dias 23 e 24.
Conhecido pelas disputas entre pilotos, equipes e carros (estes últimos as verdadeiras estrelas da competição), o FIA GT1 é realizado em duas corridas, uma de classificação, no sábado, e uma válida pelo campeonato, no domingo. O grande atrativo neste fim de temporada 2010 são as disputas pelos títulos de pilotos e equipes com concorrentes bem diferentes em ambos os casos.
Só para se ter ideia, no campeonato de pilotos, disputado no modelo gentlemen driver*, a dupla Michael Bartels/Andrea Bertolini da Vitaphone Racing (Maserati MC12) está na liderança com 102 pontos, seguidos pelos alemães Thomas Mutsch da Matech Competition (Ford GT) com 95 e Marc Hennerici da Phoenix Racing (Corvette C6R) com 80.
Já na briga pelo campeonato de equipes, a única semelhança está na liderança. A equipe Vitaphone conseguiu conquistar 152 pontos com os Maserati MC12 e tem boa vantagem para a segunda colocada, a Reiter Engineering e seus 109 pontos com direito à primeira vitória do time conquistada em Spa-Francorchamps por Frank Kechele e Ricardo Zonta com a Lamborghini Murciélago R-SV. Em terceiro lugar está a Sumo Power GT, que em seu ano de estreia faturou o GP de Silverstone com Jamie Campbell-Walter e Warren Hughes a bordo do Nissan GT-R.
A última prova, disputada no circuito lusitano do Algarve, foi vencida por Michael Bartels/Andrea Bertolini (Maserati), seguidos por Mutsch/Westbrook (Ford GT) e Hennerici/Margaritis (Corvette), fechando o pódio.
Para promover a disputa pela vitória por outras equipes/carros/pilotos nas etapas seguintes, o regulamento do FIA GT1 prevê a aplicação ou remoção de lastro nos carros.
Desta forma, a dupla do Maserati vitorioso da Vitaphone Racing receberá um acréscimo de 40 kg de lastro enquanto o Lamborghini de Peter Kox/Christopher Haase da Reiter será bonificada com a retirada de 40 kg de lastro por ter concluído o GP português na 7ª colocação. A “zona neutra” ficou para o Ford GT de Maxime Martin/Bas Leinders, que cruzaram a linha de chegada no 5º lugar e por isso não recebem peso adicional no carro.
É uma disputa que vale a pena conferir. A transmissão ao vivo das corridas você confere pelo canal de TV do site oficial do FIA GT1.
*Dois pilotos revezam a direção do carro durante uma corrida.
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