Maserati revela detalhes do Quattroporte 2013


Maserati Quattroporte (Foto: Maserati)

Falta pouco para a Maserati revela por completo o novo Quattroporte. Enquanto isso não acontece, a revista norte-americana Motor Trend antecipa os primeiros detalhes sobre a motorização do modelo. Como previsto, o sedã terá duas opções de motores e ambos serão produzidos em Maranello, na fábrica da Ferrari. A promessa é de que eles propiciarão um ganho de 20% em economia de combustível, o que se refletirá em proporcional redução de emissões.
O propulsor mais "básico" será um 3.0 V6 biturbo totalmente novo. Com injeção direta de combustível, ele entregará 410 cv a 5.500 rpm e 56,13 kgfm a baixas 1.750 rpm. Apesar das credenciais, o 0 a 100 km/h será modesto, ficará acima de 5,1 s. A velocidade máxima chegará a 285 km/h. O bloco é compartilhado com o Pentastar, da Chrysler. A outra opção será o 3.8 V8 biturbo, que eleva para 530 cv a potência, disponível em sua totalidade a 6.500 rpm. O torque também crescerá: será de 66,22 kgfm a 2.000 rpm e poderá alcançar 72,45 kgfm com overboost. A velocidade máxima passará a 308 km/h. Apesar de não avançar nos detalhes, a publicação diz que opções híbridas e movidas a diesel devem ser integradas à gama no futuro.
Maserati Quattroporte (Foto: Maserati)

Ambos motores atuarão junto ao câmbio automático de oito marchas, mais leve que o antecessor, de seis. Já a tração muda de acordo com a versão. Os V6 terão tração integral, enquanto os V8 manterão, apenas, a traseira. Ainda no que diz respeito ao aspecto mecânico, o Quattroporte tem grande parte da carroceria e da suspensão feita de alumínio. Essa última, inclusive, tem novos braços na dianteira, multibraços atrás e amortecedores ajustáveis. A Maserati afirma, ainda, que a distribuição de peso foi melhorada com a adoção de um novo tanque de combustível sob o assoalho, do porta-malas maior e do ganho de peso por conta dos intercoolers e radiadores maiores.
Por fim, o Quattroporte terá novas dimensões: 5,262 m de comprimento (16 cm a mais); 1,95 m de largura (+ 6,35 cm) e 3,17 m de distância entre-eixos (+ 10,7 cm).
A previsão é de que o novo modelo chegue aos EUA apenas em 2014.
Share on Google Plus

About Rodrigo Magalhães

0 comentários:

Postar um comentário