Nesta quarta-feira, a Pirelli apresentou, em sua sede em Milão, na Itália, os compostos que serão utilizados na temporada de 2013, incluindo as próximas unidades da F1. A cerimônia contou com a participação do ex-piloto Jean Alesi, que foi nomeado embaixador da marca.
A diferença mais visível é a mudança da coloração dos pneus duros, que trocam a demarcação em prata pela alaranjada. Os demais compostos continuam com a mesma identificação: vermelho para supermacio, amarelo para macio, branco para médio, verde para os intermediários e azul para os de chuva forte.
Paul Hembery, diretor esportivo da marca, afirmou que a prioridade para 2013 é a melhora da dirigibilidade, e, ao mesmo tempo, a continuidade do desafio técnico. Para isso, os pneus deverão ter um aquecimento mais rápido e uma degradação maior para que haja, no mínimo, dois pitstops por corrida. Todos os compostos deste ano serão mais pesados, o que fará com que o peso mínimo dos carros aumente para 642 kg, dois a mais do que em relação à temporada passada.
O aumento de performance da borracha também foi um objetivo na construção dos novos modelos. A aderência da parte traseira foi melhorada, o que diminui as “escapadas” de traseira na saída das curvas. Também haverá uma evolução na distribuição de temperatura ao longo de todo o composto, o que deverá causar menos bolhas. Com todas as mudanças, a marca espera que os pneus sejam 0s5 mais rápidos do que em relação a 2012, com uma diferença entre os compostos que pode variar de 0s6 a 0s8 por volta (veja mais detalhes no vídeo abaixo, em inglês).
“No final da temporada passada, chegamos ao ponto em que tínhamos degradação negativa. A perda de combustível compensava qualquer queda de performance dos pneus, já que eles continuavam rápidos no fim do trecho. Com isso, tínhamos pneus que podiam durar a corrida inteira”, justificou Hembery.
“Assim, tivemos de revisar essa questão e tentar criar, por um lado, a melhora da dirigibilidade, e, por outro, manter o desafio técnico para as equipes.”
Com relação à equipe de testes da Pirelli, não há mudanças: a marca continuará usando o Renault R30, de 2010, com o brasileiro Lucas di Grassi e o espanhol Jaime Alguersuari. Além disso, a marca também anunciou que dará ao campeão da GP2 de 2013 um dia de testes com um carro de F1 ao término da temporada.
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