Inspirado pelo estilo de vida contemporâneo e progressista dos suecos, e desenhado com os icônicos elementos do passado, o elegante Volvo Concept Coupé é o primeiro de uma série de três carros conceito que revelarão as possibilidades de design criadas pela nova plataforma da marca, a Scalable Product Architecture (SPA).
Após mais de um ano de grandes expectativas, o primeiro projeto criado pelo vice-presidente sênior de Design, Thomas Ingenlath, indica como será o desenho dos futuros modelos da Volvo, começando pelo XC90, que será apresentado em 2014. “O Volvo Concept Coupé não é um carro futurista dos sonhos. Ele foi desenvolvido para demonstrar a capacidade de nossa nova plataforma: o equilíbrio, as proporções e as novas assinaturas de design. Mesmo o XC90 sendo um produto completamente diferente, você reconhecerá os traços instantaneamente, quando o revelarmos no próximo ano”, explica Thomas Ingenlath.
Desenvolvida unicamente pela Volvo Cars, a Scalabre Product Architecture dá uma liberdade única aos designers e engenheiros da Volvo, não existente nas plataformas anteriores, feitas em parceria com outras marcas. “O novo Volvo Concept Coupé revela o quão interessantes poderão ser nossos carros daqui para frente. Livres da plataforma de modelos de outras marcas, nós adicionamos valores emocionais à tranquilidade e confiança transmitida pelo design atual da Volvo”, explica Thomas Ingenlath.
Impacto visual poderoso
O impactante visual obtido com a nova plataforma se torna ainda mais marcante quando se observa o Volvo Concept Coupé de lado. A distância do painel para o eixo dianteiro foi aumentada em comparação com os outros modelos e a área envidraçada foi movida levemente para a parte traseira.
O capô e teto baixos e as rodas de cinco pontas de 21 polegadas também contribuem para a impressão de um elegante Gran Tourer, exalando potência sem esforço. O equilíbrio confiante é reforçado por uma linha de cintura que se estende em um arco elegante por todo o carro.
“Pense na poderosa calma de um leão. Ele não precisa rugir para emanar respeito. Mesmo deitado, ele mostra muito claramente do que é capaz”, compara, sorrindo, Thomas Ingenlath.
Novos faróis de LED em T
A dianteira do Volvo Concept Coupé é caracterizada por um novo design do capô e pela grade flutuante acompanhada dos faróis que trazem LEDs no formato de T. Da mesma forma que na traseira, os faróis em LED são um dos elementos que norteiam a nova linha de design da Volvo Cars
“O design é novo, mas carrega mais de 85 anos de herança da Volvo com muito orgulho. Nós continuaremos trabalhando para chegar ao desenho final da grade e do Iron Mark. Esse trabalho final será revelado no Novo XC90 no próximo ano”, revela Thomas Ingenlath.
Ecos do icônico P1800
O Concept Coupé traz elementos que ecoam o design do Volvo P1800 dos anos 1960. “Ele é um carro desenhado para refletir e incorporar assinaturas de design que fazem parte vital da herança da marca. O P1800 é um Volvo emblemático, reconhecido por suas belas formas e detalhes. No entanto, usar elementos do P1800 no exterior e no interior não significa que estamos criando algo ‘retrô’. Nós usamos esses pequenos elementos para ligar nosso glorioso passado a um futuro em que a beleza voltará a ser parte inerente da identidade da Volvo. A jornada começa com o Concept Coupé”, explica Thomas Ingenlath.
Alavanca de câmbio com cristal
O exterior em azul e cinza é repetido na parte interna do Volvo Concept Coupé. Refinado, traz elementos feitos a mão, como o painel de instrumentos revestido de couro, detalhes feitos em madeira naturalmente envelhecida e o carpete azul escuro, com detalhes trabalhados em metal.
“Para mim, o cristal feito à mão é um dos mais finos exemplos da alta qualidade do design escandinavo, e eu amo a ideia de trazer isso para dentro de um carro. A posição elevada da alavanca de câmbio é o local perfeito para colocar essa peça”, explica Robin Page, diretor de Design Interno da Volvo Cars Group. “A experiência dentro do Concept Coupé é um excelente exemplo de como nós vamos fazer o proprietário de um Volvo se sentir especial.”
O carro conceito também traz uma abordagem completamente nova para a experiência da Volvo Cars de colocar o condutor em primeiro lugar. Uma grande tela sensível ao toque no console central interage com o Painel Digital Personalizável e com o Display Head-up projetado no para-brisa à frente do motorista. “Essa é uma integração natural das interfaces disponíveis na próxima geração dos nossos carros. Interação com prazer, mas sem distração, é a chave. Nós trazemos a conectividade aos nossos carros como forma de torná-los mais agradáveis e seguros”, explica Thomas Ingenlath.
A plataforma SPA já está preparada para os sistemas de condução autônoma. Os primeiros sistemas de direção autônoma para prevenir acidentes e fazer a direção mais confortável serão lançados em 2014, e a Volvo Cars espera trazer carros completamente autônomos para as ruas antes de 2020.
Plug-in Híbrido – Potente e eficiente
A motorização híbrida plug-in do Volvo Concept Coupé reflete a estratégia da Volvo Cars de usar a eletrificação para criar versões mais potentes de seus novos motores de quatro cilindros da família Drive-E. Isso fará com que esses propulsores tenham potência semelhante a de motores V8.
O carro conceito traz um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina, de alta performance, com supercharger e turbo. O motor a gasolina trabalha em conjunto com outro motor elétrico instalado no eixo traseiro. Isso dá ao Volvo Concept Coupé uma potência próxima dos 400 hp e mais de 600 Nm de torque.
0 comentários:
Postar um comentário