A Fórmula E exbibiu nesta terça-feira, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o modelo Spark-Renault SRT_01E, carro que será utilizado pela categoria em sua primeira temporada, a partir de 2014.
O campeonato, que tem como conceito principal a utilização de fórmulas movidas à eletricidade, começa as suas atividades em setembro do ano que vem e tem um calendário com 10 etapas, incluindo no Rio de Janeiro, apenas com circuitos de rua, sem as datas confirmadas ainda.
“Estou muito satisfeito. Sabemos o quando esse campeonato é importante par ao futuro. Temos pessoas que acreditaram neste projeto”, declarou Jean Todt, Presidente da FIA, durante o evento.
O SRT_01E foi projetado por uma parceria da Spark Racing Technologies e a Dallara, com chassi construído em fibra de carbono e alumínio. O sistema do motor elétrico e câmbio é da McLaren, enquanto a Williams foi responsável pelas baterias, que produzem 200 kw (equivalente a 270 cavalos, seguindo comunicado oficial). A Renault entrou com uma parceria técnica para integração de todos os sistemas. Os pneus, de 18 polegadas, serão fornecidos pela Michelin.
Na primeira temporada, as 10 equipes (com dois pilotos cada) usarão este modelo. A partir do segundo ano do campeonato, a categoria irá abrir seu regulamento para que outros construtores possam entrar com seus carros, como forma de estimular o desenvolvimento da tecnologia.
A primeira corrida da F-E deve acontecer em setembro de 2014. O calendário oficial deve ser divulgado durante o Conselho Mundial da FIA, que será realizado no final deste mês.
0 comentários:
Postar um comentário