A Volvo Cars lança no Brasil a nova linha 60 R-Design. A gama composta pelos modelos S60, V60 e XC60 chega ao mercado com significativas mudanças no design, equipamentos inéditos e com um pacote ainda mais completo de segurança.
A reformulação feita nos modelos da marca agregaram características marcantes à toda a linha. “Nós realmente aumentamos o impacto visual com a nova dianteira. Os faróis, com desenho marcante, nos ajudaram a criar essa ‘face’ mais expressiva. Nós estávamos pensando em olhos de lobos quando desenhamos eles”, explica Fedde Talsma, Diretor de Design Exterior.
A grade larga e as luzes diurnas reposicionadas deram aos modelos um visual muito marcante e sólido. As superfícies e contornos limpos trazem muito do design escandinavo. E isso fica evidente nestes carros da linha 60.
Por fora, são vários os detalhes que reforçam o cuidado na construção: os lavadores de para-brisa, antes visíveis, foram deslocados para a parte inferior do capô, enquanto a capa do radar, posicionado na dianteira, recebeu o mesmo tom de acabamento da grade frontal, ficando praticamente invisível no conjunto. O friso cromado que existia em volta da grade frontal foi removido e o novo logotipo, maior, reforça a identidade de design da marca.
R-Design
A interpretação de performance e de refinamento da Volvo Cars é feita por meio da sigla R-Design. Ela agrega à linha 60 um pacote completo de aprimoramentos no chassi, acompanhado de elementos estéticos que reforçam o visual e a personalidade dos modelos. Os modelos R-Design trazem um conjunto específico de para-choques, mais esportivos, com difusor de ar na peça traseira, que também incorpora as saídas de escapamento cromadas.
As rodas, variam de tamanho conforme a versão: são de 18 polegadas modelo Ixion nos S60 e V60 equipados com motor 2.0 de 240 cv e de 19 polegadas modelo Ixion nas versões equipadas com motor 3.0 de 304 cv, com tração integral. Para o XC60 R-Design, as rodas são de 20 polegadas em modelo Cratus no modelo com motor de 240 cv e Ixion no modelo com motor de 304 cv.
Dinâmica impecável
Os modelos da nova linha adotam o R-Design Sport chassis. São molas e amortecedores específicos, que reduzem a altura do solo em 15 mm, se comparados com os modelos convencionais. Outros componentes da suspensão, como buchas, batentes e barras de torção e estabilizadoras, também são desenvolvidos para garantir uma performance superior, sem comprometer o conforto de rodagem.
As versões T5 R-Design trazem motor de 4 cilindros em linha com turbo e injeção direta, 2.0 de 240 cv, e câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift de seis velocidades, com opção de troca manual. Já os modelos T6 R-Design AWD trazem motor 3.0 turbo, de seis cilindros em linha, com injeção direta e 304 cv, transmissão Geartronic automática de seis velocidades e com opção de trocas sequenciais. A tração, nestes, é integral.
Com a adoção de paddle shifters para as trocas de marcha, nos modelos T6 3.0 turbo, o desempenho na aceleração de 0 a 100 km/h ficou ainda melhor, com a transmissão Geartronic no modo Sport. O S60 T6 alcança os 100 km/h em apenas 5,9 s (contra os 6,1 s de antes), enquanto o V60 alcança a marca em 6,0 s (contra os 6,2 de antes). O XC60, por sua vez, gasta 6,9 s (contra os 7,3 s de antes).
Luxo funcional
Por dentro, todo o tradicional refinamento da Volvo Cars também está presente na linha 60 R-Design. Os novos bancos esportivos com maior apoio lateral, em conjunto com o volante R-Design e as pedaleiras de alumínio, garantem a firmeza necessária a uma condução mais esportiva. Os detalhes em alumínio e o refinamento do Painel Digital Personalizável completam o conjunto. Além dessas novidades, a experiência de conduzir o XC60 ficou ainda mais completa, com novos dispositivos, muitos deles inéditos na categoria:
Sensus Connected Touch
A linha 60 poderá ser equipada com o sistema Sensus Connected Touch. O dispositivo multimídia, que será vendido como acessório, torna possível navegar na internet, obter informação sobre o trânsito em tempo real, planejar rotas para evitar congestionamentos, acessar e-mail e agenda de compromissos, utilizar navegação em 3D, ouvir milhares de estações de rádio online, assistir a filmes no Youtube e acessar redes sociais, dentre outras funções, usando a conexão de internet 3G ou 4G de um modem ou celular.
A nova tecnologia faz uso de uma inovadora tela touch screen de sete polegadas, que utiliza feixes de raios infravermelhos para identificar os toques. Em uma interface que utiliza a tecnologia Android – que pode ser atualizada constantemente – será possível instalar diversos aplicativos que tornarão ainda mais interativa a experiência com um automóvel da Volvo Cars.
O dispositivo também permite transformar o carro em um hotspot, distribuindo o sinal de internet para a conexão simultânea de outros dispositivos. Por meio da porta USB, o sistema também faz a leitura de tocadores portáteis, tanto de áudio como de vídeo.
Painel Digital Personalizável
De série em todas as versões, o equipamento que estreou no Volvo V40 usa uma tela de TFT (Thin Film Transistor) para trazer ao condutor as tradicionais informações do painel de instrumentos de uma forma completamente inovadora e personalizada. Com o sistema, é possível escolher entre três modos de visualização, Elegance, Eco e Performance.
No modo Elegance, você encontrará o icônico fundo azul nos instrumentos, uma das assinaturas da linha R-Design. O modo Eco é desenvolvido para encorajar o motorista a conduzir de forma mais econômica. No modo Performance, o conta-giros assume o lugar do velocímetro e a iluminação vermelha reforça a esportividade na condução.
Paddle Shift
A linha 2014 traz, pela primeira vez em um Volvo, os paddle shift para troca de marchas atrás do volante, disponíveis nas versões equipadas com motores 3.0 de 304 cv. O dispositivo permite a mudança de marchas da transmissão automática sem a necessidade de tirar as mãos do volante.
Faróis de Xenon Adaptativos
Os faróis de xênon adaptativos ajustam-se automaticamente à condição da estrada. Quando um carro passa no sentido contrário, os faróis cortam a luminosidade no ponto onde o veículo passa, mantendo a luminosidade no restante da estrada. O mesmo ocorre quando há um veículo à frente, para evitar o ofuscamento no retrovisor. Além disso, a linha traz as luzes para iluminação em curvas. Em baixas velocidades, o sistema ilumina o lado da curva em que o carro vai, aumentando a visibilidade para a máxima segurança.
Detector de Pedestres e Ciclistas
Os modelos equipados com detector de pedestres trazem uma funcionalidade que aumentará ainda mais a segurança nas cidades: o sistema de detecção de ciclistas. O dispositivo percebe a presença de uma bicicleta em situação de risco e, numa velocidade inferior a 50 km/h, ou relativa de até 15 km/h, freia automaticamente, evitando o atropelamento do ciclista.
Todas as versões trazem de série o consagrado sistema City Safety, que agora atua em velocidades de até 50 km/h, airbags laterais e frontais, freios ABS com EBA, controle anticapotamento (RSC), de tração e de estabilidade (DSTC), bem como o freio de estacionamento elétrico.
Versões
O sedã S60 e o sportswagon V60 serão oferecidos apenas nas versões R-Design, com duas motorizações: 2.0 de 240 cv e 3.0 de 304 cv. O XC60, líder de vendas da marca no Brasil, por sua vez, será oferecido nas versões Dynamic, com motor 2.0 de 240 cv, Top, com motor 3.0 de 304 cv e tração integral, e R-Design, com as duas opções de motorização.
XC60 2.0 T5 Dynamic R$ 159.950
XC60 2.0 T5 R-Design R$ 189.950
XC60 T6 Top R$ 224.950
XC60 T6 R-Design R$ 249.950
S60 T5 R-Design R$ 154.950
S60 T6 R-Design R$ 205.950
V60 T5 R-Design R$ 159.950
V60 T6 R-Design R$ 209.950
V40 T4 Dynamic R$ 122.950
V40 T5 R-Design R$ 138.950
0 comentários:
Postar um comentário