Entre os postulantes ao título Fernando Alonso é o único que pode se tornar campeão em Interlagos. A chance de isso acontecer é remota, mas levando-se em conta as surpresas que tem acontecido na temporada 2010 e a sorte que o piloto ferrarista tem, é bom não duvidar da possibilidade.
Com o abandono da dupla da Red Bull e a vitória no GP da Coreia, o ferrarista obteve vantagem suficiente para abrir uma série de condições que juntas podem definir o campeonato de pilotos já no grande prêmio do Brasil.
Confira abaixo o conjunto de situações necessárias envolvendo Alonso e os outros quatro candidatos ao título para que o líder do campeonato saia do Brasil com a taça nas mãos:
Alonso (231) vs. (220) Webber
O espanhol tem 5 vitórias contra 4 do australiano. Porém, tem três segundos lugares contra dois de Fernando, levando a melhor no critério de desempate em Abu Dhabi caso vença a corrida de Interlagos. Para tirar Webber da disputa o piloto da Ferrari precisa abrir pelo menos 15 pontos de vantagem, o que só é possível da seguinte forma:
- Alonso vence (256) com Webber no máximo em 5º (230);
- Alonso termina pelo menos em 2º (249) e Webber no máximo em 9º (222);
- Webber fica fora da disputa se não marcar pontos (220) e Alonso terminar pelo menos em 3º (246);
Alonso (231) vs. (210) Hamilton:
Fernando vai começar o final de semana do GP do Brasil com 21 pontos de vantagem sobre o Lewis. Apesar de ter cinco vitórias contra três de Hamilton, Alonso terá que abrir mais 4 pontos sobre o inglês para poder tirá-lo da disputa. Para Alonso eliminar mais um candidato, é preciso acontecer alguma das seguintes hipóteses com o piloto da McLaren:
- Alonso vence (256) com Hamilton em 2º (228);
- Alonso termina pelo menos em 2º (249) com Hamilton no máximo em 4º (222);
- Alonso termina pelo menos em 3º (246) com Hamilton no máximo em 5º (220);
- Alonso termina pelo menos em 4º (243) com Hamilton no máximo em 6º (218);
- Alonso termina pelo menos em 5º (241) com Hamilton no máximo em 7º (216);
- Alonso termina pelo menos em 6º (237) com Hamilton no máximo em 9º (212);
- Hamilton fica fora da disputa se não marcar pontos (210) e Alonso terminar pelo menos em 7º (235);
Alonso (231) vs. (206) Vettel
Depois da quebra do motor de sua Red Bull, Sebastian Vettel precisará ir para o tudo ou nada se quiser ter chances de decidir o título em Abu Dhabi. A situação é extrema e para Fernando Alonso sair do GP do Brasil com o alemão no bolso, precisa apenas manter a vantagem de 25 pontos sobre o piloto da equipe rubro-taurina. O que pode acontecer da seguinte forma:
- Vettel fica fora da disputa se terminar o GP do Brasil atrás de Alonso.
Alonso (231) vs. (189) Button
Se para Vettel a missão é complicada, para Button é quase uma utopia. O companheiro de Hamilton precisa fazer milagre e torcer contra todos os outros para se manter vivo na disputa. A cereja do bolo é simples. Para Jenson dizer adeus oficialmente ao campeonato, a condição é a mesma de Vettel, ou seja:
- Button fica fora da disputa se terminar o GP do Brasil atrás de Alonso.
Resumindo, se o espanhol da Ferrari vencer a corrida no autódromo José Carlos Pace, basta torcer para que Mark Webber cruze a linha de chegada da 5ª colocação para baixo e poderá comemorar o tricampeonato.
O grande prêmio do Brasil será no dia 7 de novembro em Interlagos.