Acreditem, Nico Hulkenberg foi o mais rápido no treino de classificação para o grid de largada do GP do Brasil de fórmula 1. O alemão da Williams voou baixo pelo traçado brasileiro e conseguiu a pole com o tempo de 1:14.470, 1.1s mais rápido do que o segundo colocado. Completando os três primeiros largam na sequência Sebastian Vettel e Mark Webber da Red Bull. Entre os brasileiros melhores colocados, Rubens Barrichello larga em 5º, Felipe Massa sai em 9º.
A corrida pelas melhores posições no grid começou sob chuva, como dizia a previsão do tempo. Todos saíram assim que a pista foi liberada para poder garantir bons tempos antes que as condições de pista piorassem. E sob imensa pressão, os passeios pelas áreas de escape foram abundantes.
Alonso foi o mais rápido do Q1 com o tempo de 1:18.987, o único a baixar de 1:19. Logo atrás veio a dupla da Red Bull com Webber a frente de Vettel, separados por aproximadamente 0.1s. Outros destaques foram a quarta posição do surpreendente Robert Kubica e Kamui Kobayashi, em 5º com a sauber. Já na outra ponta da tabela, os primeiros nocauteados foram as equipes nanicas, que ganharam a companhia da Force India do alemão Adrian Sutil.
Na busca por um lugar entre as dez melhores posições de largada, a segunda parte do treino trouxe a primeira baixa entre postulantes ao títuloos grandes. A melhora das condições de pista trou
xeram Webber-Vettel-Kubica na ponta, seguidos por Lewis Hamilton e a dupla de rivais Michael Schumacher e Rubens Barrichello na 3ª fila.
Fernando Alonso foi apenas o 7º, Nico Hulkenberg o 8º e Felipe Massa fechou a zona da degola. As surpresas foram as eliminações de Nico Rosberg e Jenson Button, que ficou um pouco mais distante dos ponteiros na briga pelo título, e a classificação de Vitaly Petrov em 9º.
A pista continuou melhorando para a metade da parte final quando os pilotos mudaram para pneus slicks e surpreendentemente, Nico Hulkenberg conquistou o primeiro pódio da carreira ao levar sua Williams à pole position. A mais de 1.1s do alemão ficaram Sebastian Vettel e Mark Webber da Red Bull. Entre os brasileiros, Rubens Barrichello larga em 5º, Felipe Massa sai em 9º.
A largada para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 será amanhã, às 14h, com transmissão ao vivo pela Globo.
Confira o Grid de Largada para o GP do Brasil 2010 de Fórmula 1: