F1 2010 - GP do Brasil - Resultado da Corrida: Sebastian Vettel vence e leva a decisão do campeonato para Abu Dhabi

Sebastian Vettel venceu o GP de Interlagos. O queridinho de Helmut Marko tomou a primeira posição de Nico Hulkenberg ainda no S do Senna e partiu para a vitória, sem ser incomodado. Seu companheiro de Red Bull, Mark Webber, completou a dobradinha. Fernando Alonso fechou o pódio e agora somente os três estão na briga pelo título faltando apenas uma corrida para o fim do campeonato 2010. Alonso foi a 246 pontos e vai para Abu Dhabi com 8 de vantagem para o australiano e 15 para o alemão. Lewis Hamilton, com 222, ainda tem chances matemáticas e Jenson Button está fora da disputa.



A largada do pole position Nico Hulkenberg foi boa, mas a Williams do alemão não fez frente às Red Bull. Logo no S do Senna Vettel pôs por dentro e ultrapassou Hulkenberg enquanto Barrichello espremeu Schumacher para fora da pista. Logo depois, na curva do Lago, foi a vez de Webber forçar o erro do piloto da Williams e tomar a segunda posição.
Na volta seguinte Alonso pressionou Hamilton e após duas tentativas conseguiu a ultrapassagem no final da reta oposta e seguiu sua no ataque à Hulkenberg até a volta 7, quanto deixou o alemão para trás após a freada da reta oposta.
Com problemas de aderência a McLaren adiantou a parada deButton, fazendo seu pit stop logo na volta 11, abrindo a rodada de boxes.
No 13º giro, Felipe Massa fez sua parada, mas teve que voltar aos boxes por causa de uma porca frouxa na roda dianteira direita. O dia não estava bom para os brasileiros.Rubens Barrichello foi outro que teve problemas nos boxes, na roda traseira direita, e caiu para 16ª posição.
Vettel e Webber trocavam voltas rápidas na ponta, com Alonso a pouco mais de 11 segundos atrás, com algumas disputas no pelotão intermediário. Logo atrás dos ponteiros, a McLaren fez boa estratégia e trouxe Button da 10ª para a 5ª posição com um bom ritmo de corrida, assim como seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, na quarta posição.
O final de semana que se desenhou bastante interessante para a Williams se revelou decepcionante. A sina de Barrichello em Interlagos levou o brasileiro a mais uma parada para trocar um pneu furado, após disputa com a Toro Rosso de Jaime Alguersuari. O time aproveitou e trocou o bico do carro enquanto o pole position Nico Hulkenberg defendia a 10ª posição contra o ataque de Kubica.
A partir daí, a corrida foi um marasmo só, que só ganhou um pouco mais de emoção quando Vitantonio Liuzzi bateu forte na saída do S do Senna, destruindo sua Force India e provocando aentrada do Safety Car na volta 51.
Felipe Massa e Lewis Hamilton aproveitaram para trocar pneus, o mesmo acontecendo com Rubens Barrichello.
Na relargada as emoções ficaram com as brigas intensas no pelotão intermediário. Vettel começou a abrir de Webber, chegando a colocar 5.6 segundos de vantagem sobre o australiano. Alonso ainda esboçou uma aproximação ao autraliano, mas o piloto da Red Bull respondeu ao ataque e se manteve em segundo, assistindo o companheiro de equipe cruzar a linha de chegada na ponta e se manter vivo na briga pelo título. Com 231 pontos, o alemão se aproximou de Webber, que foi a 238. A vantagem de Alonso foi a 246 e vai para Abu Dhabi com 8 pontos de vantagem para o australiano. No campeonato de construtores, a Red Bull foi a 469 pontos, a McLaren Mercedes chegou a 421 e a Ferrari ainda briga pelo vice-campeonato com 389 pontos.
A última e decisiva etapa da temporada 2010 da Fórmula 1 será no próximo final de semana do dia 14 de novembro, em Abu Dhabi.


Share on Google Plus

About Tiago Viegas