Sebastian Vettel larga na frente na última batalha pelo título da temporada 2010 no GP de Abu Dhabi. Com o tempo de 1:39.394 o alemão colocou sua Red Bull na ponta do grid. Na segunda posição sai a McLaren de Lewis Hamilton seguido por Fernando Alonso da Ferrari. Último candidato ao título, Mark Webber ficou apenas na 4ª colocação. Entre os brasileiros, Felipe Massa foi o 6º, Rubens Barrichelo o 7º, Lucas Di Grassi larga em 22º e Bruno Senna parte do penúltimo posto.
A primeira parte do mata-mata começou com Fernando Alonso tentando andar na frente, coisa que não aconteceu durante os treinos livres. A boa forma da McLaren em Abu Dhabi, especialmente de Lewis Hamilton, ficou clara com a 3ª colocação do inglês, mas o espanhol tratou de mostrar que daria trabalho ao ser o mais rápido do Q1. Na degola, a posição do bobo ficou com Sébastien Buemi, que sobrou na 17ª posição com sua Toro Rosso, fazendo companhia às nanicas, com a Lotus de Trulli colocando tempo em seu companheiro Kovalainen e as Virgins de Glock e Di Grassi ensaduichados pelas Hispanias de Senna e Klien.
Na metade do treino classificatório foi a vez de Sebastian Vettel ser o mais veloz no circuito árabe. Antes, Hamilton e Massa se enroscaram na curva 4, quando o inglês deu passagem para o brasileiro, mas retardou demais e os dois se tocaram. O piloto da McLaren ainda acusou o ferrarista de tentar jogá-lo para fora da pista. Passado o incidente, o Q2 terminou com o alemão da Red Bull em primeiro seguido por Button, Rosberg, Webber, Hamilton, Alonso, Massa, Schumacher, Barrichello e Petrov, arrancando a décima posição de Kubica.
E na hora da decisão, quem teve mais frieza e precisão foi Sebastian Vettel. O alemão cravou o melhor tempo com 1:39.394, pouco menos de 0.050 s de Lewis Hamilton, segundo colocado com sua McLaren. Já Fernando Alonso teve que se contentar com o terceiro posto e poderá ser ameaçado durante a largada por Jenson Button, que sai ao seu lado na segunda fila. Mark Webber começa mal da decisão e sai da 5ª posição, logo a frente de Massa, 6º colocado. Na sequência ficaram Barrichello, Schumacher, Rosberg e Petrov completando os dez primeiros.
A largada para o decisivo GP de Abu Dhabi é às 11h de domingo, com transmissão ao vivo pela Globo.