A Kia Motors veio para Detroit, nos EUA, para lançar a nova geração do sedã Cadenza em um dos maiores salões automotivos do mundo. Mas a principal novidade da marca para o evento não é um carro. Nem mesmo tem rodas. Trata-se do antigo chefe de design e atual CEO da empresa, Peter Schreyer, principal responsável pela renovação da Kia e seus modelos nos últimos anos. "Você precisa me dar um tempo antes de fazer perguntas complicadas. Eu comecei na vaga ontem", brincou o executivo em conversa com Autoesporte.
Apesar de se tratar de uma geração nova, o Cadenza não altera o estilo adotado pela Kia e desenvolvido por Schreyer nos últimos anos. Chamada de "escultura fluida", a linha geral tem sido aplicada em todos os novos carros da marca ao redor do mundo. O novo CEO acredita que isso reflete a busca pela globalização de estilo para a empresa coreana e, mais do que isso, uma reunião de gostos particulares de vários mercados em um só conceito de estilo. "Temos conseguido ótimos resultados no mercado coreano, americano e europeu. Basicamente, é necessário sempre ter produtos capazes de agradar muitos mercados. Há alguns carros específicos para alguns países, mas o caminho ideal é o de trabalho mais global", afirma.
O anúncio de um designer como líder de uma empresa automotiva é coisa rara na indústria, e ajuda a validar não apenas o trabalho feito por Schreyer, mas também o peso que a Kia pretende dar ao aspecto visual de seus modelos. "Acho que o design é importante agora para todas as empresas automotivas. É o fator número um", aponta o executivo.
Sobre a escultura fluida, Schreyer avisa que ela deverá se manter neste estágio por algum tempo. "Acho que ela alcançou um grau de amadurecimento interessante, onde podemos trabalhar com diferentes segmentos com a mesma alta qualidade e visual interessantes. Precisarei de algum tempo para estudar para onde ele irá, mas ainda é cedo para dizer, sou novo no cargo", brinca.
Estreia no segmento
Para conseguir posicionar bem o Cadenza no segmento premium, a Kia tratou de equipá-lo com diversas tecnologias, como os sistemas inteligente de controle de cruzeiro, de detecção de ponto cego e de navegação, som de primeira linha com 12 alto-falantes e uma tela de sete polegadas sensível ao toque. O pacote premium inclui bancos de couro, teto panorâmico e aquecedor de bancos e volante.
Para conseguir posicionar bem o Cadenza no segmento premium, a Kia tratou de equipá-lo com diversas tecnologias, como os sistemas inteligente de controle de cruzeiro, de detecção de ponto cego e de navegação, som de primeira linha com 12 alto-falantes e uma tela de sete polegadas sensível ao toque. O pacote premium inclui bancos de couro, teto panorâmico e aquecedor de bancos e volante.
Sob o capô, guardou o motor 3.3 V6 com direção direta de combustível, que gera 297 cv e 35,26 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas com opção de trocas manuais através do modo Sportmatic. A suspensão é esportiva e os pneus calçam rodas de 18 ou 19 polegadas.
A expectativa é de que o modelo chegue às revendas americanas no fim do ano. O preço ainda não foi definido.
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